Quinta-feira, Maio 22, 2025
InícioGeralMIMB 2025: Atividades online celebram Cinemas Negros com imersão formativa e exibição...

MIMB 2025: Atividades online celebram Cinemas Negros com imersão formativa e exibição de 15 filmes

Paradiso Multiplica e Ubuplay são parceiros das programações digitais gratuitas, que estão com inscrições abertas no site oficial da mostra

A VI edição da MIMB – Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba, que acontece em formato online e presencial em Salvador, de 26 de maio a 8 de junho, promete fortalecer ainda mais o diálogo e a celebração dos cinemas negros em sua diversidade estética, política e geográfica. Com ações 100% virtuais em sua primeira semana, a programação combina masterclasses, exibição de filmes e encontros formativos, permitindo que um público mais amplo participe e se conecte com as obras e debates propostos.

A programação online, que começa na segunda-feira (26) e vai até o sábado (31), pode ser consultada na íntegra no site oficial da mostra – www.mimb.com.br, e será marcada por uma seleção de 15 filmes, curta-metragem de ficção, vindos de diferentes regiões do Brasil e países da diáspora africana, com exibição na plataforma UBUPLAY – o maior streaming gratuito dedicado a filmes produzidos por pessoas negras. A estreia do curta internacional “Mafia Striker”, de Accra, Gana, evidencia o alcance global da mostra e seu compromisso com produções audiovisuais negras diaspóricas.

Para Julia Morais, diretora de curadoria da MIMB, a seleção deste ano destaca filmes com olhares especiais para o cinema baiano, dialogando diretamente com o tema da mostra – Dendê e luz, símbolo de força e espiritualidade na cultura negra. “A presença de plataformas digitais e ações online reforçam o papel da MIMB como uma ponte de diálogo, resistência e celebração do cinema negro, promovendo uma experiência enriquecedora para todos os públicos”, revela. A seleção feita, juntamente com a também diretora Taís Amordivino, ainda promete momentos memoráveis com o público, que poderá conferir filmes que circulam apenas em festivais, como Kaapora – O Chamado das Matas, Da pele prata, Tigrezza e Quem é essa mulher.

LAB Visão Preta
Em parceria com a Paradiso Multiplica, o Lab Visão Preta na VI MIMB explora o universo da Direção Cinematográfica, oferecendo uma imersão online voltada para construção conceitual, crítica e prática do futuro do audiovisual brasileiro. Através do programa, que tem caráter de formação integrada, o objetivo é contribuir, de forma inclusiva e diversa com o setor audiovisual, formando jovens e profissionais negros, indígenas, quilombolas e LGBTQIAPN+ de todo o país através de atividades, com direito a certificação. Entre os nomes dos formadores estão Aly Muritiba, Diego Paulino, Wara e Higor Gomes que conduzirão suas masterclasses através da plataforma Google Meet. Interessados devem se inscrever no site oficial da MIMB, onde é possível conferir a programação completa da mostra tanto em seu formato online, como presencial, em Salvador.

Ponto forte das ações online é a divulgação de atividades especiais, como a presença de diretores renomados, incluindo André Novais e Luciano Vidigal, que participam de sessões e debates virtuais durante as sessões de seus longas O dia que te conheci e Kasa Branca, respectivamente. Ambos integram também a grade presencial do evento, mas as ações digitais garantem que o público possa interagir, aprender e celebrar o cinema negro de forma acessível e envolvente, independentemente da sua localização, e contam com parcerias importantes, como festivais e mostras convidadas, a exemplo da FECIBA – Festival de Cinema Baiano, que reforça a força do cinema da Bahia, e a MOSC – Mostra Ousmane Sembene de Cinema, dedicada ao cinema de Cabo Verde, fortalecendo os laços entre Brasil e África.

Sobre a MIMB
A MIMB reafirma seu compromisso com a democratização do acesso ao audiovisual negro, com a valorização de narrativas afrodiaspóricas. O tema deste ano traz a Bahia como eixo e explora sua força, suas cores e sabores, coragem e ancestralidade em diversos modos de ver e existir. A 6ª edição da MIMB é uma realização da Rosários Produções Artísticas através do Edital de chamamento público LEI Paulo Gustavo nº PG08/2023 Cineclubes, Mostras e Festivais e Eventos no Audiovisual, fortalecendo a presença de políticas públicas culturais que reconhecem e investem no audiovisual negro como ferramenta de transformação social. Em breve, a programação completa será divulgada. Para acompanhar, vale seguir pelo Instagram @oficialmimb .

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments