Dando continuidade às ações na comunidade do Beiru/Tancredo Neves em um ano bastante especial, de movimentações artísticas e avanços institucionais significativos, a Pinacoteca do Beiru lança a segunda edição do seu festival de artes visuais, que acontece de junho a outubro de 2025. A primeira edição do Pinacoteca do Beiru Festival de Artes Visuais aconteceu em 2021 quando o ateliê de pintura de Anderson AC abre suas portas para a comunidade e torna-se não apenas espaço de trabalho do artista, mas um centro de compartilhamento de saberes e processos artísticos, onde pessoas da comunidade e de fora dela passaram a encontrar no Beiru um espaço de possibilidades e formas de experienciar as artes visuais.
O Pinacoteca do Beiru Festival de Artes Visuais – Ano II, assim como em sua primeira edição, vai começar com um convite aos moradores a terem suas imagens imortalizadas em uma obra de arte produzida pelo artista visual, idealizador e diretor artístico do espaço, Anderson AC. A obra inspirada em fotografia realizada, juntamente com registros de personalidades do Cabula que também serão homenageados pelo artista, farão parte de uma nova versão da mostra “E o Sol é para Todos?”, uma grande homenagem do Festival à representação humana desde grande e antigo quilombo urbano, o Cabula, lugar de verdadeira resistência cultural, artística, social e religiosa.
O Festival, apresentado pelo Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, também vai oferecer gratuitamente quatro cursos na área das artes visuais: Fotografia, com Nana Brasil; Processos Criativos em Pintura, com Anderson AC; Serigrafia Criativa, com Pablo Moura; e Pintura para Crianças, com Álex Ìgbó. As aulas acontecem de julho a setembro e os trabalhos resultantes dos alunos também farão parte de uma exposição no encerramento do festival.
E não para por aí. O Festival ainda vai realizar a mostra I Salão de Artes Visuais da Pinacoteca do Beiru, com convocatória e premiação de sete artistas no formato de aquisição de obra, no valor de R$2.000,00 cada. As obras adquiridas, que podem ser uma pintura, uma fotografia, gravura, desenho, escultura, vídeo performance ou instalação, farão parte do acervo da instituição, que este ano executa seu plano museológico, tornando-se definitivamente uma instituição museal.
Ainda em junho, entre os dias 27 a 04 de julho, o Pinacoteca do Beiru Festival de Artes Visuais recebe na comunidade o Circuito Arte não é Privilégio, uma ação do Museu CÉU – Museu de Arte a Céu Aberto, de São Paulo – onde será apresentada uma exposição ao ar livre no Beiru, com obras de dezenas de artistas visuais envolvendo murais, fotografia e artes plásticas. O circuito tem como objetivo proporcionar ao público a oportunidade de vivenciar a arte e a cultura contemporâneas em um ambiente que, em Salvador, vai celebrar a história da Bahia, o bairro do Beiru e sua histórica luta por reconhecimento e liberdade. O Circuito Arte não é Privilégio é um projeto nacional, que acontece este ano de 2025 em três capitais brasileiras: na comunidade do Sol Nascente, em Brasília; no Beiru, em Salvador; e em Jurunas, na cidade de Belém do Pará.
Finalizando o Festival, dois encontros poderosos sobre Arte, Cultura e Periferia, com a participação de artistas de peso no campo das artes e representatividade em suas comunidades: MC Deusdetih (Marechal Rondon), Jefferson Araujo de Carvalho (Arenoso); Andressa Monique e Bárbara Felina (Cabula/Beiru) entre outros, falando sobre os desafios da cena cultural no contexto da periferia e como furar as bolhas dos espaços convencionais de realização das artes.
Em outubro de 2025, o Festival se finaliza com o lançamento das três mostras resultantes de todas as ações propostas. A Pinacoteca e seus três pavimentos serão ocupados pelas exposições e tudo poderá ser visitado virtualmente através de tour virtual no site da instituição. O Pinacoteca do Beiru Festival de Artes Visuais tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, através do Rouanet nas Favelas, uma parceria do Instituto Cultural Vale com o Ministério da Cultura (MinC).
PROGRAMAÇÃO
- Evento de LANÇAMENTO: 31 de maio, sábado, 16h, na Pinacoteca do Beiru. Rua Irmã Dulce, 1E (em frente ao ferro velho, na Curva, após o Ministério Batista do Arvoredo, sentido Estrada das Barreiras).
- Inscrições – Oficinas de Artes Visuais e Moradores que desejam virar uma obra de arte: de 31 de maio a 27 de junho.
Oficinas de Artes Visuais: https://forms.gle/zuPaWjeDDhqDGmYw9
Seja uma obra de arte: https://forms.gle/fetv3Zm9VR633he18 - Exposição a Céu Aberto no Beiru / Circuito Arte Não é Privilégio – de 27 de julho a 04 de agosto;
- Convocatória Premiação I Salão de Artes da Pinacoteca do Beiru – Inscrições 16 de junho a 19 de julho;
- Oficina Processos Criativos em Pintura: aulas de 05 a 19 de julho;
- Oficina de Fotografia– aulas de 10 de julho a 14 de agosto;
- Oficina Serigrafia Criativa – aulas de 22 a 25 de julho;
- Oficina de Pintura para Criança – aulas de 02 de agosto a 06 de setembro;
- Bate Papo Arte x Periferia: 13 e 27 de setembro de 2025;
- Lançamento das exposições com coquetel e tour virtual: 25 de outubro.