Sexta-feira, Maio 9, 2025
InícioTurismoProjeto Agô Bahia apoia celebrações pelo Centenário de Mãe Stella de Oxóssi

Projeto Agô Bahia apoia celebrações pelo Centenário de Mãe Stella de Oxóssi

Na última sexta-feira (2), Mãe Stella de Oxóssi, que comandou por mais de quatro décadas o terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, na comunidade de São Gonçalo do Retiro, em Salvador, teria completado 100 anos. Ela faleceu aos 93 anos, em 2018, e foi a primeira ialorixá a ocupar uma cadeira na Academia de Letras da Bahia e recebeu o título de doutor honoris causa, concedido pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), entre outras honrarias. A data foi marcada por celebrações no terreiro, com a participação de lideranças do candomblé, de autoridades, artistas e intelectuais.

O evento teve o apoio do projeto Agô Bahia, desenvolvido pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), pela valorização das religiões de matriz africana e incremento do afroturismo. A iniciativa também contemplou melhorias nas instalações do templo sagrado e capacitação de quem trabalha no local sobre atendimento qualificado aos visitantes.

“Esse projeto da Setur-BA nos dá mais visibilidade e ajuda a profissionalizar o turismo no terreiro, neste ano especial, de reverências à Mãe Stella. Recebemos, em média, 250 visitantes por mês, número que pretendemos ampliar. Recentemente, esteve aqui um grupo de norte-americanos”, explicou o ogan Emanuel Nascimento, presidente da Sociedade Santa Cruz, braço civil do terreiro.

“Festejamos a trajetória de uma mulher visionária, defensora da liberdade religiosa e do reconhecimento do candomblé como patrimônio cultural. Sua luta por igualdade ecoa até hoje. Por isso, é gratificante para a Secretaria de Turismo ser parceira das comemorações pelos 100 anos da sacerdotisa que esteve à frente do seu tempo”, ressaltou o coordenador do projeto Agô Bahia, Paulo Sobrinho.

Na oportunidade, foi lançado o livro “As ialorixás do Ilê Axé Opô Afonjá”. As celebrações pelo Centenário de Mãe Stella de Oxóssi começaram em abril e seguem até dezembro, com uma série de atividades culturais, homenagens na Câmara Municipal de Salvador e na Assembleia Legislativa (Alba), feira de gastronomia e música afro, seminário e ações de inclusão.

“Celebramos, tendo o compromisso e a responsabilidade de dar continuidade ao legado histórico de Mãe Stella, que tanto nos ensinou. No plano que ela está hoje, virou uma estrela, e que ela ilumine a todos nós, os filhos e aqueles que conviveram ao seu lado”, disse Mãe Ana de Xangô, atual ialorixá do Afonjá.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments