Sexta-feira, Maio 9, 2025
InícioTurismoBahia e Polônia estreitam relações para parcerias no turismo

Bahia e Polônia estreitam relações para parcerias no turismo

Na primeira visita à Bahia, o embaixador da Polônia no Brasil, Andrzej Cieszkowski, cumpriu agenda em Salvador, de quinta-feira (10) a sábado (12). Ele se reuniu com autoridades e fez um city tour pela capital baiana, oferecido pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que passou pela Igreja do Bonfim, Santuário Santa Dulce dos Pobres, Mercado Modelo e Pelourinho.

No encontro com o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, o embaixador falou sobre parcerias entre baianos e poloneses, no turismo e outros setores. “A Bahia é muito bonita e especialmente interessante para os visitantes poloneses. Além do turismo, poderemos cooperar em cultura, educação, comércio e investimentos. Vamos prospectar empresas polonesas interessadas em negócios com parceiros baianos e também ajudar nas negociações para a retomada dos voos fretados ou criação de uma rota regular”, declarou Cieszkowski. 

“Entre 2023 e 2024, recebemos voos fretados pela maior operadora turística do Leste Europeu, a Itaka, que trouxe à Bahia cerca de sete mil turistas poloneses, movimentando 7 milhões de dólares na nossa economia. O Governo da Polônia reconhece a importância da conectividade aérea entre os dois destinos e está empenhada em investir na Bahia, por meio do turismo e de outros setores”, destacou o secretário Bacelar.

Para a cônsul honorária da Polônia em Salvador, Rita Grodzka, o voo entre Salvador e Varsóvia, capital polonesa, foi o ponto de partida para uma reaproximação entre os dois povos. “A Bahia começou a ser promovida de forma intensa na Polônia, ganhando visibilidade e despertando o interesse de muitos poloneses. Mesmo sem um voo, atualmente, tivemos um número expressivo de turistas poloneses em Salvador, durante o Carnaval e no verão. A expectativa agora é que o voo seja retomado, ainda este ano”.

Durante a visita de Andrzej Cieszkowski, a Embaixada da Polônia promoveu, na sexta-feira (11), a encenação da peça “Charlie”, no Teatro Molière, da Aliança Francesa, na Barra, escrita pelo dramaturgo polonês Sławomir Mrożek. Em seguida, o embaixador participou de um encontro com autoridades, no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments