Já imaginou dar um novo propósito aos retalhos de tecidos que sobram da customização dos abadás de Carnaval? As artesãs do Centro Público de Economia Solidária – CESOL vão transformar esses resíduos têxteis em tapetes de retalhos para produzir peças com a técnica de macramê, como bolsas, nécessaires e suportes para plantas. Além da produção, os produtos serão comercializados logo após o Carnaval nas lojas CESOL, fazendo a moda circular e gerando renda para as artesãs. Essa ação criativa e sustentável é uma parceria entre o Salvador Shopping e do Cesol cuja arrecadação das sobras de tecidos vai acontecer até o dia 04/03, no Circuito da Folia (piso L1) do empreendimento.
O descarte inadequado de resíduos têxteis, especialmente de tecidos sintéticos como poliéster, helanca, dryfit e microfibra representa um impacto ambiental significativo, já que esses materiais podem levar até 200 anos para entrar em decomposição. Tendo em seu DNA o compromisso sustentável, o Salvador Shopping adotou uma gestão abrangente dos resíduos gerados nos espaços de customização dentro do Circuito da Folia. Todo o material descartado será coletado e triado pela Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava – CAEC, que ampliou sua equipe para garantir o encaminhamento correto dos itens para reciclagem.
Além da destinação responsável dos resíduos, a iniciativa também tem um viés educativo. Jovens do Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social – IJCPM estão atuando como agentes ambientais, orientando os clientes sobre o descarte adequado dos materiais e divulgando as práticas sustentáveis promovidas pelo Salvador Shopping. “O nosso objetivo é minimizar os impactos ambientais e promover um consumo mais consciente. Por isso, adotamos medidas que vão além da reciclagem, incentivando a reutilização de materiais e promovendo a conscientização sobre a importância do descarte correto. Queremos que essa iniciativa inspire mudanças e contribua para um futuro mais sustentável”, destaca Clezyane Araújo, coordenadora de Sustentabilidade do Salvador Shopping.