Sábado, Maio 10, 2025
InícioCulturaApae Salvador celebra 56 anos com espetáculo ‘O Corpo Ancestral’ da CIA...

Apae Salvador celebra 56 anos com espetáculo ‘O Corpo Ancestral’ da CIA de Dança Opaxorô no TCA, na quarta (2)

Instituição foi selecionada no edital de Ocupação de Pauta da Sala do Coro do teatro

A Apae Salvador completa 56 anos de assistência e luta pela Pessoa com Deficiência (PCD) no dia 3 de outubro, mas a data será celebrada na próxima quarta-feira (2), às 20h, com apresentação do espetáculo “O Corpo Ancestral” da Opaxorô Companhia de Dança no Teatro Castro Alves (TCA), para convidados. A instituição foi selecionada no edital de Ocupação da Sala do Coro do TCA. “Esse é um momento de comemoração por toda a trajetória de lutas e conquistas alcançadas ao longo destes 56 anos. Ainda temos muito a fazer para que as pessoas com deficiência tenham acesso pleno aos serviços e direitos”, reforçou Derval Evangelista, presidente da Apae Salvador.

“O Corpo Ancestral” é uma obra que transcende as fronteiras da dança contemporânea, mergulhando na expressão corporal como forma de comunicação e celebração da diversidade humana. Inspirado na ancestralidade e na cultura afro-brasileira, o espetáculo apresenta uma narrativa poética que ressalta a beleza e a singularidade de cada indivíduo, independentemente de suas capacidades físicas ou cognitivas.

Com coreografias envolventes, música vibrante e uma energia contagiante, a Opaxorô Companhia de Dança demonstra não apenas talento artístico, mas também o poder transformador da arte como meio de inclusão social e empoderamento pessoal. A montagem traz elementos da dança contemporânea, com influências das danças de matrizes africanas, samba de caboclo e danças periféricas. Além disso, o repertório individual dos intérpretes retrata a subjetividade do povo brasileiro e a ancestralidade presente em todos os ritmos e movimentos em uma apresentação que dura cerca de 40 minutos.

“O espetáculo traz muito dos nossos artistas enquanto intérpretes criadores. Tudo que está em cena, é a verdade deles; é o corpo deles pulsando e falando da sua arte, da sua realidade urbana e da nossa ancestralidade. É sempre muito gratificante apresentar os trabalhos artísticos que a Apae Salvador realiza para a sociedade e para um público diverso”, detalhou Antônio Marques, coordenador de Artes da Apae Salvador.

Serviço:

O quê: Apresentação do espetáculo “O Corpo Ancestral” da Opaxorô Companhia de Dança no Teatro Castro Alves (TCA)
Quando: Quarta, dia 2 de outubro
Horário: 20h
Evento em comemoração pelos 56 anos da Apae Salvador para convidados

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments